Os impérios dos nossos dias

|
Li, algures, um cibernauta usar a expressão “O Império Google”, a propósito do serviço de Street View, disponibilizado por este tão nosso familiar motor de busca. O Street View é um serviço excepcional para um turista, ou para qualquer pessoa que o mais próximo de conhecer certas cidades será utilizar esse mesmo serviço. Faz-se, assim, uma viagem a 3D, sem se sair da cadeira.

Mas, nestes últimos dias, é só polémicas para o lado da empresa Google. É a Suíça que lhe exige que retire o serviço Street View que a abrange, reclamando a defesa da privacidade dos seus habitantes. É a Microsoft, Yahoo e Amazon que querem fazer face ao Google Books.

Ao ler “O Império Google” veio-me à cabeça o Império Romano, o Império de Napoleão…esses verdadeiros e grandes impérios! Pensando bem, a arma mais poderosa dos nossos dias é a informação, coisa que a Google tem vindo a dar e a vender (mais a dar do que vender, se repararmos, todos podemos fazer o download do Google earth, recorrer ao Google maps sem qualquer restrição…e por aí adiante). Com a arma “informação”, e com o meio “WWW”, os conquistados por este poderoso império somos todos nós. Os cibernautas que usam o Google e os seus serviços são as províncias deste vasto império moderno.









0 comentários:

Enviar um comentário